quarta-feira, 19 de maio de 2010

cromoterapia


Oi gente!!!
Como eu já havia prometido há uns posts atrás hoje quero falar da influência das cores no nosso humor. Não quero definir a cromoterapia, suas linhas e funções, quero apenas motrar um pouquinho do que pesquisei sobre as cores e nosso comportamento. Sabe aqueles dias que estamos tristes, ou felizes demais? Então quero mostrar a cor certa para usarmos nessas ocasiões.

Vermelho - Pode ser usado por quem está desanimado ou indisposto, é estimulante, dá energia física. É a cor do fogo, da paixão dos impulsos. Em determinadas situaçoes pode colocar a pessoa em evidencia, fazendo com que esta fique mais atraente e sedutora, pois favorece o estíulo sexual. Não usar se a pessoa for ansiosa, ou que se irrite com facilidade, em excesso também pode tornar a pessoa agressiva e briguenta.

Laranja - Dá encorajamento, bravura, bom pra enfrentar desafios ou pra quando a pessoa estiver desencorajada ou amedrontada. Estimula o entusiasmo, a auto-estima e o otimismo! Nos momentos de tensão ela pode estimular discussões, portanto, cuidado!!!

Amarelo -
Favorece a alegria, e uma cor leve e jovial, estimula a criatividade.Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Não deve ser usado por quem precisa demosntrar confiaça e também em caso de febre.

Verde - Sugere equilibrio,paz, cura e serenidade.
Afasta pre-julgamentos e decisões precipitadas.Representa as energias da natureza e o crescimento, e revela alguém preocupado com o bem-estar coletivo.Cor da Verdade e Justiça.Representa esperança e abundância.São excelentes para a prática de atividades que exijam precisão. Seu uso é recomendo para quem se encontra agitado, nervoso e estressado.É a cor do desvendar dos mistérios. As pessoas indecisas devem evitar vestir o verde.Usado em excesso, pode determinar orgulho e arrogância.


Azul -Calma,segurança,inspiração, amabilidade, paciência, tranqüilidade e serenidade são os principais atributos da cor azul.É a cor da purificação e da harmonia. A única que tem como grande poder desintegrar energias negativas. Estimula a introversão, a busca da verdade interior e é sedativa. Roupas com essa cor são indicadas para aliviar as tensões diárias e os desgastes emocionais. Usar azul sugere uma atmosfera que facilita a aproximação entre as pessoas. Azul-escuro são desaconselhadas para quem apresenta tendências depressivas.

Violeta -
poder de concentração, despertam o interesse e suavizam as preocupações, proporcionando paz e elevação. É a cor da magia e da inspiração espiritual. Promove a purificação mental e emocional, elevando a intuição Favorecem no posicionamento perante as pessoas, sendo indicadas para exercer uma função de comando, tomar importantes decisões e manter o controle de uma situação. Cores de transmutação de energias negativas para energias positivas, purificam o organismo. Está associado à intuição e à espiritualidade. É uma das cores que mais tem influências em emoções e humores. Estimulam e auxiliam a meditação.É excelente no combate à insônia, mas, usado excessivamente, favorece o desenvolvimento de manias e fanatismo. Desaconselhadas para as ocasiões alegres, descontraídas e festivas.


Marrons - Transmitem firmeza, segurança e maturidade. São excelentes para os negócios. Auxiliam a pessoa a ser mais direta e objetiva, transmitindo seus pontos de vista com mais consistência.Não são recomendadas para os contatos afetivos, como o namoro, nem para momentos de descontração com os amigos.

Brancas -Vestir-se de branco sugere transparência e serenidade nos contatos interpessoais. Os trajes são leves, conspirando pela paz e harmonia entre as pessoas. São indicados para quem se encontra em ambientes tumultuados. É a cor da pureza, da sinceridade.Repele energias negativas e promove o equilíbrio interior.Age sobre o inconsciente. Contém todas as cores. É purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade.

Pretas -
Suavizam os traços excessivos do corpo, sendo ideal para as pessoas obesas. Sérias e imponentes, promovem uma certa distância entre as pessoas. Por um lado, isso facilita imposição de respeito; por outro, compromete a integração entre aqueles que compartilham de um mesmo ambiente, induzindo ao isolamento pois favorece a introspecção e a auto-análise.Não são recomendadas para a comunicação. Pessoas tristes, deprimidas e com baixa estima, devem evitar se vestir de preto. Além de gerar confusão e medo, se usado em excesso.

Gente, formulei com base nesse site, nesse e nesse.
Mas vale a dica. E ai? como está seu humor hoje? qual a sua cor???

Bem, eu estou precisando de amarelo,branco, e azul, eu acho!!!
beijinhos!!!

8 comentários:

Bárbara Rezende disse...

Oi querida...

Vim conhecer o seu cantinho e adorei, já estou te seguindo!!!

Adorei seu post, sou terapeuta e uso a cromoterapia, aromaterapia e a musicoterapia como auxiliares nas drenagens que faço... As pacientes adoram!!!

Venha conhecer meu cafofo, se gostar me siga tb para trocarmos idéias!!!

bjks

http://barbirezende.blogspot.com

chica disse...

Adoro cores e nunca estou sem elas perto de mim...Ainda que o quadro esteja preto, escuro, cato alguma corzinha.rsrsr...beijos,lindo e colorido dia!chica

Rosana Ibanez disse...

Olá Paula!! Vim agradecer a sua visita em meu blog e dizer que o seu também é maravilhoso. Estou te seguindo viu?
Adoro todas as cores, adoro o colorido, mas o branco pra mim é o primordial. Adorei o post sobre as cores, muito interessante saber sobre isso!
Beijos no coração e mais uma vez agradecço sua visita.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Paula,
Muito interessante esse seu post. As ilustrações estão lindas.
Beijo.

Simone Scharamm disse...

Oi, Paula,
Bem legal esse post sobre as cores! Parabéns!
As minhas cores favoritas são preto e branco. Juntas ou separadas. Não que eu não goste das outras, mas quando vou comprar alguma coisa o preto e o branco sempre são as minhas primeiras escolhas. Bom, de acordo com o post, acho que eu acertei, quando escolhi o vermelho para a decoração no dia dos namorados, né?
Ah, o Chá de Bonecas ainda não aconteceu, não. Será no dia 30/05.
Beijos!

Li disse...

Na verdade, preciso de um arco-íris para equilibrar meu humor!! Retribuindo a visita e agradecendo o carinho.
Beijinhos

A Magia da Noite disse...

a minha cor favorita é amarelo.

Luci Cardinelli disse...

Parabéns pelo blog e muito sucesso! Já estou lhe seguindo :)

Minha cor preferida é o azul

beijos e bom final de semana