quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cup cakes.

Bem, hoje quero falar sobre os cup cakes. A verdade é que sou péssima na cozinha! Uma verdadeira negação, pra terem uma idéia, meu bolo de caixinha fica solado. Só sei fazer arroz mesmo. Outro dia fiz ovo mexido pra minha filha, que ela adora e ela não comeu, depois fui descobrir que estava extremamente salgado... só pra vocês terem noção do desastre que sou na cozinha. Minha mãe, que é pior do que eu, diz que os melhores utensílios que ela tem na cozinha são o cartão de crédito e o talão de cheques.
Na páscoa, fiz latinhas com chocolates para o pessoal da escola da minha filha, fisioterapeuta, babá, etc. E, esqueci da minha própria família!!! Tinha um almoço pra ir confraternizar com a família e me dei conta que não tinha feito, nem comprado nada pra eles. Já eram umas 19 horas, não ia dar tempo de comprar mais nada, e além disso, o lema é economizar, já que estou sem trabalhar. Eis que resolvi arriscar.
Peguei uma receita de cup cakes, no Feito a mão, o blog da Claudinha, minha musa inspiradora, como já havia dito. E resolvi arriscar, já tinha comprado antes os ingredientes, pois já estava tentada a fazer isso há tempos. E fiz!!! Depois que tirei do forno, foi a outra batalha: decorar com a pasta americana.
Nunca tinha mexido com isso, e confesso que nem brincando de massinha eu era muito boa, mas fui tentando pra ver o que ia dar. Fiz uma sujeirada danada com o tal do açucar impalpável, me enrolei toda pra tingir,fiquei até a madrugada fazendo e limpando tudo. No fim, ficaram bonitinhos, olhem as fotos:


Essa foto, claro, não ficou boa, porque só lembrei de bater uns 3 dias depois, e eles já estavam na minha geladeira há tempos (coloco na geladeira por causa da gata, que traça tudo que ve pela frente, e eu podia esquecer a tampa do pote aberta, ai já era!!!) Mas eu juro que ficaram bonitinhos na hora.
Levei pra família e o povo adorou! Alguns, de fato reclamaram que a pasta americana era muito doce, mas a minha dindinha virou fã!! Fiquei super vaidosa, por que realmente não sei cozinhar. O que achei mais engraçado foi que o meu Dindo e a minha mãe não acreditaram que eu tinha feito. Acharam que eu tinha comprado. No fim, fica como elogio, pois devem ter gostado pra falar isso.
Quando teve aquela temporada de chuvas, que tudo fechou, a Dudinha ficou em casa, entediada... inventei mil coisas, até que ela resolveu comemorar o aniversário da boneca Julia. Pediu pra eu fazer um bolo! Nem reclamei, prontamente aceitei a tarefa, e fiz de novo os cupcakes, e ela me ajudou, foi tão gostoso! Vejam as fotos. Aproveitei e levei os bolinhos pro pessoal do curso, porque se fica aqui em casa, eu acabo cedendo a tentação, e preciso seguir, ou tentar seguir a minha dieta fielmente. Recebi mais elogios... como eu fico vaidosa!!! Olhem as fotos do niver da Julia, e da duda me ajudando:



Por fim, essa semana papai estava no RJ. Resolvi fazer os bolinhos pra ele, por que só mando fotos, e ele poderia acabar com água na boca. Mandei um monte pra ele, pra ele comer com a mulher dele. Aproveitei e mandei pra minha dindinha, pra minha vó e até a empregada da vovó comeu...Todos elogiaram, mas o melhor, foi que hoje a minha madrasta (madrasta é uma palavra que nos remete as bruxas dos contos de fada, mas não é o caso... fica mto chato falar "a mulher do meu pai")ligou pra agradecer e disse que estava ótimo! Disse que até os filhos dela adoraram! Fiquei mais besta ainda com os cup cakes!!!
Bem, segue a receita:
RECEITA DE CUPCAKES
(24 unidades)
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 xícaras de açúcar refinado
4 ovos
100 g de manteiga
50 g de margarina
1 caixa de creme de leite

Modo de Fazer:

Antes de tudo, a manteiga, a margarina e os ovos devem estar em temperatura ambiente. Tem que tirar da geladeira umas boas horas antes de começar a receita. O açúcar e a farinha devem ser peneirados.

Bater em batedeira, na velocidade máxima, o açúcar, a manteiga e a margarina por uns 10 minutos até formar um creme bem fofo. Depois acrescentar, ainda com a batedeira ligada, os ovos, um a um. Depois, acrescentar a farinha de trigo e o creme de leite, intercalados, em velocidade mínima. Não precisa bater muito tempo, só o suficiente pra misturar. Daí é só colocar nas forminhas de papel, que devem estar pousadas em assadeira pra cup cakes ou em forminhas de empada grande e assar por uns 15 a 20 minutos em forno baixo (pré aquecido!!). Pra rechear, pode usar brigadeiro, doce de leite, geléia... o que quiser, com um bico bem comprido (injetando o recheio) ou como eu fazia antes (e também funciona), cortando a tampinha com uma faca, tipo fazendo um buraquinho, recheando com uma colher, e fechando o topo de novo. Pra cobertura também pode usar o mesmo recheio ou chantilly, ou simplesmente pasta americana.

Essa receita foi tirada do blog Pra Falar de Coração, está nesse post. No feito a mão tem um post legal sobre isso, todos deveriam conferir. Nunca falei com a Priscila, do Pra falar de coração, mas meia volta vejo o blog dela que é bem interessante.
A única coisa que mudei, desde a segunda vez que fiz, foi que coloquei depois de fazer a receita certinha, pedacinhos de chocolate, sobras de ovo de páscoa, bem picadinhos. Fica uma delícia. E nas duas últimas vezes, desanimei com a pasta americana, ai coloquei calda de brigadeiro e uns granulados. Outra coisa importante de se comentar, é que eu não tenho formas próprias de cupcakes, onde fui comprar não vendia. Comprei forma de empada grande, e forminha de papel de empada também, não fica tão bonito, mas dá pra fazer. A gente tem que se virar com o que tem, né?Olhem as forminhas de empada como são e como são as próprias de cupcake, pra vocês verem a diferença.



Enfim, esse post ficou enooooorme, nem era a intenção falar tanto. Se fizerem em casa, me contem! E, por favor, se tiverem mais inovações, não deixem de me dar dicas!!! beijinhos no coração!

4 comentários:

Simone Scharamm disse...

Oi, Paula,
Que legal você resolveu se aventurar na cozinha e deu super certo! Parabéns!
Sabe, a gastronomia é uma das minhas grandes paixões(não o trivial do dia-a-dia, rsss, mas as receitas diferentes, com ingredientes elaborados e tudo mais...)
Olha, eu nunca fiz cupcakes, não, vou fazer esse mês ainda, as criações da Claudinha e da Priscila me deixaram encantada também!
Um beijo e obrigada pela visita!

Unknown disse...

Paula, as fotos estão ótimas! Que legal aprender coisas novas.
Estou te seguindo, mas não consegui colocar a foto.
Muito legal o teu blog, gostei muito!
Beijos

Feito a Mão disse...

Paula, eu comrpei minhas forminhas pela internet, no site Barra doce.
Parabéns mais uma vez, pelos cupcakes.
Bjks

Priscila disse...

Oi, Paula!!!
Vim conhecer o seu blog e ver a sua aventura com os cupcakes.
Eles viciam, né? A gente fica querendo fazer cada vez mais pra testar as receitas, recheios, coberturas... Estou cheia de ideias de novos sabores pro aniversário da minha Duda. Aliás, como é linda a sua pequena!! Quantos anos ela tem?

Bjs.

Pri