domingo, 16 de maio de 2010

depressão


Uma vez, li no site do gloss, umas dicas pra ajudar quem quer sair da depressão. Algumas eu estou seguindo fielmente, e queria dividir parte desse texto com vcs, e fazer alguns breves comentários. Olhem só:
Obs:O conteúdo completo está no site (http://gloss.abril.com.br/fique-linda/conteudo/15-dicas-sair-depressao-402977.shtml)

Tristeza todo mundo conhece. Depressão não. Tristeza é sentimento e depressão, doença. Depressão é a tristeza mais duradoura que existe. Se existe um grupo de risco, ele é formado por mulheres de 20 a 30 anos. É nessa faixa etária que a doença se manifesta pela primeira vez e as mulheres, por possuirem menos serotonina no cérebro (substância responsável por controlar o humor e a sensação de bem-estar), são grandes vítimas dos sintomas. Caso você passe por este problema ou queria ajudar alguém, veja 15 dicas para conseguir se livrar do mal.

Caminhe

Um estudo científico do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, verificou que pacientes que caminhavam, no mínimo, três vezes por semana, tiveram uma melhora de quase 50% nos sintomas de depressão. Prefira caminhar sob o sol: os raios solares incentivam a produção de serotonina, a substância que nos dá a sensação de prazer.


Bem, pelo ultimo post, vcs podem ver que eu caminho sempre, e com prazer. Se libera a serotonina mesmo, eu não sei, mas eu adoro minhas caminhadas, vejo lugares bonitos, pessoas, cenas incriveis!!! Mesmo pra quem não está em depressão, mas está um pouco triste, ou quer pensar sobre algum assunto, eu recomendo!!!

Compartilhe seu problema

Conte o que está acontecendo para seus amigos e familiares. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda, explique que precisa conversar. Abrir o coração com quem nos ama é sempre bom.


Como eu já disse antes, eu falo muito, mas é dificil eu me abrir com alguém, sou do tipo que diz que está tudo bem, sabe? Mas falar com algumas pessoas me ajudou muito, após ler isso passei a falar para mais pessoas, e criei esse blog!!! Tenho a esperança de ajudar os outros enquanto me ajudo também!


Descanse

Dormir bem ajuda a aliviar o estresse. Mas é importante ter equilíbrio e não dormir demais (o que é super comum quando estamos deprimidas). Oito horas por dia é mais do que suficiente.


Decansar bem é muito importante, mas prestem atenção para não usarem o sono como fuga da realidade, eu fiz isso e não recomendo, pois você acorda e os problemas continuam no mesmo lugar!

Vista cores alegres

Vista cores alegres e vivas como o vermelho, laranja e o amarelo. De acordo com a cromoterapia, tons frios como o verde, marrom, azul, rosa e lilás aumentam a sensação de desânimo.

Olha, esse é legal, embora eu não siga a risca, 80% das minhas roupas são rosas. Mas, estou fazendo uma pesquisa bem legal sobre a cromoterapia pra colocar aqui.

Ajude alguém


Pode até ser que você é quem precisa de ajuda, mas atividades voluntárias aumentam e muito a nossa auto-estima e de quebra ainda diminuem o estresse. Encontre informações no site da Central do Voluntariado.


Sim, sim!!! E você ainda descobre que não é o único, e muitas vezes percebe como seu problema não é tão grande assim! Aliás, se eu ajudar uma única pessoa com esse blog, já ficarei realizada!!!

Escute música

Ouça suas músicas prediletas. Mas não vale mergulhar naquelas que trazem lembranças ruins ou são tristes demais.


Sou eclética, escuto de tudo!!! Acordo com música e passo o dia inteiro com o winamp aberto. Realmente, músicas de fossa não ajudam... Mas, uma vez ou outra ainda vai lá, né?

Passeie

Saia de casa, passeie sob o sol, vá ao shopping e aproveite para comprar alguma coisinha para você. Não esqueça de chamar aquela sua amiga super divertida para fazer companhia.


Apesar de eu amar a minha casa, e adorar ficar em casa, sair é muito bom!!! Você conhece pessoas, ve um montão de coisas interessantes, e ainda esquece um pouco dos problemas, e pode até dar boas risadas, se tiver uma compania boa. E, pra quem tem algum sobrando? Um dia de shopping cura muita coisa, não é não?

Ocupe a mente

Mantenha sua mente ocupada! Leia, assista a filmes, trabalhe, inscreva-se para aulas diversas, como dança de salão, natação, ginástica, judô e pintura.


Cabeça ocupada sempre!!!! estude, leia, veja um filme, cozinhe, arrume a casa, sei lá! Ficar parada, jamais!!!

Planeje um dia de princesa

Acorde, tome um bom café da manhã, caminhe, vá até o cabeleireiro, faça as unhas, hidrate cada pedacinho do seu corpo, compre uma roupa nova e saia à noite para exibir todo o seu poder!


O dia de princesa tem que ser todos os dia! Pequenas coisas que ajudam muito, estar sempre bem vestida, mesmo que seja pra ir na esquina;unhas sempre feitas, um pouquinho de maquiagem não faz mal a ninguém (sem exgeros!); passar cremes, cuidar dos cabelos, usar bijouterias... qualquer coisa que faça a diferença!!!

Gente, tem mais coisas no gloss, mas esses eu adotei pra minha vida e deram certo, aos poucos está dando. Ser feliz, é um hábito, uma escolha que fazemos todos os dias ao acordar! Mudar nossa maneira de encarar as coisas, de lidar com as dificuldades... Mudar a nossa postura diante da vida! Pra quem não está triste ou deprimido também vale adotar. Sejam felizes, sempre!!!

3 comentários:

chica disse...

Boas dicas deste aqui e, sem dúvida, elas podem ajudar quem delas precisem... Um beijos,chica e linda semana!

A Magia da Noite disse...

talvez descobrir no âmago da alma a energia necessária para seguir por outro caminho que não o circulo em que nos encerramos seja a saída, para alem das dicas que sugeriu.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Paula,
Você está certa. Ser feliz é uma escolha que devemos fazer todos os dias. Ainda que tenhamos nossas tristezas, não podemos desistir de nos sentirmos felizes.
Beijos.