terça-feira, 27 de julho de 2010

Cá estou... atrasada e com pressa!

Oi gente! Mil desculpas pela minha ausencia... os dias estão passando muito rápido, eu estou enrolada, não estou dando conta de tanta coisa... Só não quero que pensem que abandonei vocês. É que to com mil e um projetos... festa da Duda, mais artesanatos pra acabar, voltei a caminhar, preciso estudar, e enfim... não tem me sobrado muito tempo. Assumo que dormir e o msn me roubam muito desse tempo... Preciso conseguir organizar meus horários, não to conseguindo estudar, tenho perdido horas em frente ao PC numa terrivel luta com o photoshop pra aprender a fazer as coisas da festa da Duda.
Tenho até me sentido vazia, pois esse é meu espaço de reflexão, e raramente tenho conseguido me concentrar fora daqui. Afff tá corrido, tá dificil, mas vai melhorar!!!
Bem, eu to muitissimo atrasada com uma postagem que prometi fazer sobre auto estima... esse tema vem muito a calhar com meu momento. Então vou aproveitar e fazer um saco só! rs!

Auto estima é descrita na Wikkipédia dessa maneira: "Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).".
Trata-se de um interesante ponto de vista, mas pra mim a auto estima está diretamente ligada ao amor próprio. Usando um racíocinio lógico auto estima= se auto estimar, ter estima por si próprio= amor próprio. Mas, reconheço que se usa mesmo o termo como o que as pessoas pensam a respeito de si próprias. Bem, voltando ao meu raciocínio, se vc não pensar bem de si próprio, como vai se amar?!
Entra ai, um auto conhecimento. Vocês sabem quem são? O que são? Refelti em alguns momentos (os que me sobraram) sobre isso nos últimos dias. Quem sou eu? O que eu sou?
Olha, cheguei a muitas conclusões. Acabei ficando com raiva de mim mesma, da minha burrice! Rs.
Cheguei a conclusão que sou boa mãe, boa filha, boa sobrinha, boa neta, boa amiga. Tudo isso por ser sempre prestativa, atenciosa e muito carinhosa. Ser dedicada as pessoas,(muitas vezes abrindo mão de mim mesma), ter preocupação com elas, e sempre uma mega disposição pra ajudar qualquer um. Claro que tenho defeitos, e quem não os tem? Sou faladeira, geniosa, explosiva, mimada, ansiosa e insegura... e mais tantos outros que não vale nem apena citar.
O fato é, que uma pessoa tão legal, tão cheia de carinho, seja dos amigos, ou da família, não tem o direito de se sentir sozinha, de se sentir carente, nem ao menos triste. Muitas pessoas gostariam de ter tanto amor, como eu sei que tenho. Só pelo fato de eu estar "encalhada" eu não posso me odiar tanto assim!!! Não poso ficar fazendo tanta besteira comigo mesma!!!
As besteiras que eu digo que faço são contra mim mesma... alguns exemplos: largar a dieta, parar de malhar, não me arrumar, tomar litros e litros de coca cola diariamente, e ficar se lamentando. Pois é, foi isso que fiz nos últimos dias, até que cansei! Se tantas pessoas conseguem me amar, e fazem tanto por mim, pra me ajudar, seria injusto e até ingrato da minha parte, fazer o contrário. Seria como explorar pessoas queridas... elas me dão tudo, e eu distruo aos pouquinhos esse tudo?!
Outro dia, uma prima minha, que mora no interior do Paraná disse que adorava conversar comigo, que adorava meus conselhos, que sempre davam certo. Depois um amigo disse algo parecido, que eu o estava ajudand muito numa fase dificil, e que era ótimo conversar comigo. Ai que me deu mais raiva de mim. Como eu posso ser tão boa pros outros e não ser comigo mesmo?!
Passar o dia frente ao msn falando abobrinha, ao invés de aproveitar o tempo pra estudar, não é uma exploração com meu pai, que topa me bancar pra eu ficar em casa estudando? Dormir o dia todo não é outra forma de explorar?
No fim, gente essa raiva foi boa pra mim. Foi como se eu tivesse me olhado no espelho, mas pra dentro da alma, pra descobrir quem eu sou, e ver o quanto preciso ainda melhorar... reconhecer que tenho que mudar, e no que tenho que mudar, e tentar encontrar o caminho para faze-lo. E acordar e dizer! Chega... chega de me lamentar por bobagens... eu tenho uma filha linda, uma família maravilhosa, amigos que pra mim, são os melhores do mundo, tenho problemas sim, mas quem não os tem? E ficar me lamentando sobre eles, só os fazem ficar mais fortes... A forte aqui sou eu! Sou eu quem tem que ditar as regras dentro de mim... e os problemas continuam, mas serão resolvidos, com calma, equilibrio e serenidade... sem "pena" de mim.
Me lamentar pelo que não fiz na vida, ou pelo que ainda gostaria de fazer, só ma atrasa! Melhor levantar e correr atrás, ainda que eu tenha poucas armas, do que ficar de chororô!
Mas, sim, o assunto era auto estima, né?! ah tá... desfoquei e embaralhei legal...
Uma coisa importante... os elogios que fiz a mim mesma não querm dizer que eu sou metida, ou que eu me acho não! Longe disso, por favor!!!Sou humilde! (afff mais um elogio!!!)


Achei aqui, coisas bem interessantes sobre auto estima, vale apena dar uma lida. Copiei o finalzinho, por que gostei!
Para elevar a auto-estima é preciso:

- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.


Resultados da auto-estima elevada

- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior


Estou realmente precisando encarar essas dicas e viver a minha vida... dar uma organizada nas horas do meu dia, pra encaixar as coisas realmente importantes que tenho pra fazer.


Gente, tinha muito mais pra falar, inclusive sobre o dia da vovó que foi ontem. Parabéns pra todas as minhas amigas vovós. Mas, o post já ficou grande demais. Volto logo, assim espero!
Beijos!!!

9 comentários:

Simone Scharamm disse...

Oi, minha flor,
A vida é mesmo cheia de altos e baixos! Acredito que esses períodos de conflito sirvam para abrir os caminhos e encontrar soluções. O importante é ser feliz a cada dia. Você é uma pessoa muito doce, que merece toda felicidade. Daqui, vou torcendo por você!
Beijos, da amiga Simone

Anônimo disse...

Oi querida
Amei o novo lay do blog
Ah não fica assim não logo td passa
Bjus

Tati disse...

Paula, acho que auto estima está no gostar de si, independente de aparência física ou conquistas. É gostar de ser quem se é, não importa o que se tenha. É gostar da própria companhia e saber rir de suas imperfeições. É treino!!
Mas o que quero mesmo te falar é outra coisa. Quer ajuda com o photoshop para a festa? Se quiser, te ajudo (de presente para a Duda). O que acha? Me escreve:
tatiana.pastorello@gmail.com
Beijos.

Bárbara Rezende disse...

OI AMIGA ESTOU COM SAUDADES!!!

SEI MUITO BEM COMO É CORRER CONTRA O TEMPO, MAS PODE TER CERTEZA QUE NO FIM TUDO ACABA BEM !!!

BJKSSSSSSSSSSSSS

Denise disse...

Três lindezas encontrei aqui, Paula...tua reflexão bem "costurada", incluindo os elogios que são o reconhecimento do que vc é - isso é positivo sim, assim como a raiva que transformou em percepção, e esta, em motivação. A segunda, tua lembrança pelo dia das tuas amigas avó - obrigada!
A terceira, a oferta da Tati. Essa blogosfera tem me ensinado muito, coisa linda de ver vcs!!
Beijos querida!!

Jeanne Geyer disse...

Obrigada pelo dia da avó!rsrs
Lindinha, tudo menos coca-cola, por favor... É uma porcaria, tenta trocar por sucos light.
A água é hábito. Tinha uma época em que desacostumei de tomar água. Aí comecei com água mineral com gás que eu gostava mais, até voltar a tomar água pura de novo.
Quanto ao restante, és uma pessoa especial, o resto o tempo vai ajeitando,rsrs
Beijos

Clauo disse...

Oi Paula
Achei seu blog passeando por blogs de amigas e vim te visitar.
Muito bom seu post. Vou et seguir tbe, ta?
Bjks

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site menina-mae-mulher.blogspot.com
Is this possible?

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site menina-mae-mulher.blogspot.com
Is this possible?