quarta-feira, 18 de agosto de 2010

beneficios da caminhada

Gente, eu falei aqui que voltei a caminhar, né?! Ei tinha parado primeiro por uma imensa preguiça que tinha tomado conta do meu eu, e depois porque meu tenis tinha se acabado. É, eu só tenho um tenis mesmo, por que tenis nao fazem parte do meu look. Sapatos baixos em geral nao fazem parte, a nao ser um bom chinelo. Ai, comprei um outro tenis.

Voltei a caminhar não por amor ao esporte, isso passa longe da minha pessoa. Bem longe diga-se de passagem. Voltei a caminhar por que tava ficando muito gorda de novo. Agora me sinto magra, não é impressionante o nosso psicológico? Devo estar no mesmo peso, mas sem o "peso na consciencia" me sinto uns 10 kg mais magra!

E desde que voltei a andar tenho me sentido animadissima! To cheia de pique e disposição ultimamente. Só to cansada por que realmente tenho feito bastante coisas. Liguei o nome a pessoa e percebi que a caminhada tem isso de bom. Curiosa como sou, fui pesquisar no maravilhoso google quais eram os beneficios da caminhada e por que me sentia tão bem. O que realmente acontece com nosso corpo e cerebro? (parece frase do globo repórter?). Vamos ao que interessa. O resultado foi:

-Um coração e um pulmão mais sadio; (meu pulmão urge por isso, sou fumante, lembram?)
-Maior resistência física – músculos, ossos e articulações sadios; nem é meu foco, mas se vem junto no pacote, tá bom!
-Ajuda no controle do stress, ou seja, ajuda você a relaxar e sentir-se menos tenso; acho que no humor também... hehehe =)))
-Melhora na capacidade de dormir rapidamente; eu nunca tive esse problema, eu brigo com o sono igual criança.
-Diminui o risco a obesidade, em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada; uhuuul!!!!
-Melhora o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim LDL. acho que nunca tive problemas com isso
– Auxilio na prevenção à osteoporose também não tenho problemas com isso!
– Mais vitalidade: Quando pratica de forma regular e de forma correta, a caminhada por trazer diminuição de varizes e derrame cerebral, maior estabilidade articular, diminuição da pressão arterial e da frequencia cardíaca, enfim, uma vasta lista de benefícios. deve ser por isso que eu to assim disposta!
– Diminuição do estresse e combate a depressão: Para quem não sabia, a caminhada é uma ótima ferramenta para o auxílio nos distúrbios psicológicos, no qual caminhar meia hora diária durante três vezes por semana, pode trazer efeitos mais eficientes em relação ao tratamentos através de medicamentos.
Viram???

Com todos esses benefícios ocorrendo internamente no seu corpo, não poderia deixar de ocorrer a melhora da sua auto-estima e da melhora da disposição do seu dia-a-dia.
Além de tudo isso, sei-lá-quem me disse que caminhar sob o sol, ou era pegar um pouco de sol? Enfim, me disseram que libera serotonina, e ai te dá uma sensação de prazer maior.

Fora que caminhar ouvindo música boa, e de frente pra praia mais linda que já vi, (pelo menos é a minha favorita, e a do papai também!) é meio mastercard, né? Não tem preço!!! beijoooos!

*Foi mal! Maleducadamente eu não mencionei as fontes da minha pesquisa... é que fui salvando tudo no word,e nao anotei os sites... sorry! Por favor, se ofendi alguém me deem o site que dou os créditos!

4 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Paula,
Estou precisando fazer o mesmo que você.
Mas está um frioooo...
Que praia linda é essa?
bjs

Bordados e Retalhos disse...

Paula eu sei que caminhar faz bem, mas minha preguiça não. Mas preciso e preciso. Tomara que seu post me inspire. Meu tênis está péssimo porque também não fazem parte do meu look. Aliás eu não combino com tênis. Porém diferentemente de vc, não uso saltos altos, a não ser em festas. Uso sapatos baixos e plataforma. Bjs

Dora Regina disse...

Paula, gosto muito de caminhar, onde eu moro é propício a essa prática, tenho contato muito próximo com a natureza, porém ultimamente o frio não tem deixado, mas em breve voltarei a caminhar.
Um grande abraço!

chica disse...

Caminhar faz muiiiiiiito bem e enquanto sei disso ainda estou aqui, com o bundão sentado,rsrs beijos,chica