domingo, 8 de agosto de 2010

livro

Oi gente! Queria agradecer todas as mensagens que recebi sobre o post de ontem. Eu realmente confio que na hora certa vai aparecer alguém, mas é que a minha hora certa é hoje, agora... a pessoa tá atrasada! hehehehe. Brincadeirinha, as coisas acontecem quando tem que acontecer, mas é um saco esperar!
Lembram que comentei aqui sobre um livro que tava lendo? Falei que ia falar mais sobre ele, e acabei me perdendo. Pois bem, o livro, como já disse, tem tudo a ver com meu momento atual: a espera e a preparação pra viver um amor.
falei sobre a introduçao... continuando, então.
Primeiro a autora define o que é o meio tempo: é o periodo onde estamos nos definindo, nos preparando pra viver um amor, onde cometemos os erros, os deslizes, com a gente mesmo. É o periodo de aprendizagem.Vivemos no meio-tempo enquanto estamos aprendendo a respeito do amor. Tropeçamos por aí, nos envolvendo em estranhas ligações,estabelecendo as regras à medida que passamos por experiências, em nome do que pensamos ser amor.A única coisa de que precisamos é amor. O amor é nossa paz. O amor é nossa alegria, saúde e riqueza. O amor é nossa identidade. Entramos em um relacionamento procurando o amor, sem perceber que já temos que trazer o amor conosco. Temos que saber quem somos, o que queremos, o que valemos. Ou seja, se a gente não se conhecer, não se amar... não vai ter ninguém pra nos amar? Será que eu, Paula, não estou me amando de verdade? Será que sei mesmo quem sou?
As pessoas não conseguem preencher as nossas necessidades. Podemquerer fazê-lo, podem tentar. Podem nos convencer de que são capazes depreenchê-las, mas não é verdade. O que as pessoas podem fazer pelas outras
é tornar a necessidade menos urgente. Então, as pessoas são complementos em nossas vidas, e não condições sufucientes ou necessárias pra nossa felicidade.
Bem, disso eu já sabia. As vezes não me acho feliz, as vezes me acho muito feliz, esperando um "plus" nessa felicidade. Deveria eu rever esse meu conceito?
treze coisas mais comuns que fazemos quando estamos procurando amor ou um relacionamento no qual queremos ser amados.(pela autora, tá?)

1. Todos os sinais indicam que esta não é a pessoa certa, mas você
ignora seus alarmes internos e continua insistindo.
Sou mestre nisso!!! Afinal fiquei 3 anos casada sabendo que era pra separar, né!?
2. Por medo de ficarmos sozinhos, ou por acreditarmos que não podemos ter o que queremos em um relacionamento, aceitamos a primeira pessoa que aparece, apenas para sermos abandonados, derrotados,enganados ou engravidadas. Qualquer semelhança é mera coincidencia!!! Mas, jamais farei isso novamente, antes mesmo de ler o livro já havia me prometido isso.
3. Confundimos amizade e gentileza com amor romântico. ôpa! Olha eu ai outra vez!
4. Quando alguém é gentil conosco e não estamos acostumados, ficamos sem saber como dizer não para essa pessoa, mesmo quando percebemos que não é quem queríamos que fosse. Não sei se já fiz isso exatamente, não saber o que dizer não faz meu estilo.
5. Ficamos presos a aparências e promessas. Uiiii! muita coisa!
6. Forçamos uma pessoa a ficar conosco ou lhe damos um ultimato.Como a pessoa não sabe como dizer não, ela fica conosco... por algum tempo. Ah, não! Não sei fazer isso...
7. Como a outra pessoa demonstra interesse por nós,correspondemos sem verificar profundamente se encontramos quem ou o que queríamos. Ah, sim, confundimos boa educação com retribuição!
8. Permitimos que a fé cega, que leva ao amor cego, nos leve para um relacionamento que não é saudável. Não, esse nunca fiz não
9. Decidimos acreditar que nossos parceiros não farão conosco o que fizeram com outras pessoas. Todo mundo merece uma chance. Não?!
10. Compatibilidade sexual é confundida com amor. Bem, comigo não rola muito isso não, pois uma coisa é ligada a outra.
11. Permanecemos em um relacionamento, tentando teimosamente resolver os problemas, mesmo estando infelizes e mesmo quando o parceiro não demonstra interesse em superar as dificuldades. Me livrei dessa. Já me separei, né!?
12. Não expressamos o que realmente sentimos porque achamos que vamos magoar o parceiro. É, até que eu deveria ter feito isso, mas não sou muito boa em fingir!
13. Decidimos acreditar nas mentiras do parceiro, mesmo quandosabemos a verdade! Agimos como se não soubéssemos o que está acontecendo, mesmo quando sabemos também não se aplica a mim!
Podemos ter certeza de que nos encontramos no meio-tempo se:
• Sabemos o que há de errado com todos os nossos ex-parceiros, mas não enxergamos nossas próprias fraquezas. Eu enxergo!!!
• Choramos sem nenhum motivo aparente e não queremos que ninguém saiba que andamos chorando. Opa!! só na tpm!
• Fomos demitidos ou dispensados do trabalho. Ah, bem, já tem tempo isso...
• Nos separamos ou divorciamos recentemente. sem comentários
• Fomos roubados ou enganados.não, até que não.
• Namoramos cinco pessoas diferentes nos últimos nove meses. Quem me dera!!!
• Não namoramos ninguém nos últimos nove meses. E eu pensando que escaparia ilesa...
• Estamos casados ou dividindo a pasta de dentes com alguém, mas continuamos procurando outra pessoa.
• Não estamos casados, mas dividimos a pasta de dentes e o espaço no armário com alguém e não temos certeza de que é isso o que queremos fazer.
• Não estamos casados, não dividimos a pasta de dentes e desistimos de namorar. Eu NÃO desisto! Sou brasileira!!!
• Nossa mãe vive perguntando quando teremos filhos.Minha mãe não quer mais netos!
• Nossa mãe vive perguntando quando foi a última vez que vimos nossos filhos. Isso ninguém pode me cobrar!
• Esquecemos como é o jeito das crianças. A duda não deixaria!

O conflito e a confusão interna causados por uma experiência do meio-tempo acontecem quando não conseguimos fazer por nós mesmos e em nossos relacionamentos uma das quatro coisas abaixo:
1. Não fomos claros e não conseguimos saber exatamente o que queríamos, precisávamos ou esperávamos de nós mesmos e dos outros. Olha eu ai outra vez!
2. Não dissemos a verdade microscópica, absoluta e sem qualquer deformação para nós mesmos, para os outros, sobre nós mesmos, sobre os outros, em relação ao que queríamos, precisávamos e esperávamos de qualquer relacionamento. Ah, não eu digo logo... e eles correm! hehehe
3. Não pedimos o que queríamos e aceitamos o que nos foi oferecido apesar de estarmos absolutamente conscientes de que não chegava nem perto do que havíamos imaginado. Não tive essa oportunidade!
4. Levamos um relacionamento adiante, embora tivéssemos consciência do medo que sentíamos. Nem essa!

Não existe um tempo determinado no meio-tempo. Não é uma questão de "se eu fizer isso, vai acabar mais rápido!" ou "se eu fizer desse jeito, nunca mais vou passar por isso!". Cada um tem a sua própria experiência. Você ficará no meio-tempo o tempo que for necessário para botar suas questões internas em ordem e para que a outra pessoa fique pronta.A paciência é o elixir da cura para a melancolia do meio-tempo. O desafio, quer gostemos ou não, é aprender a ser paciente com nós mesmos.Quando estamos no meio-tempo, existe uma tendência para nos culparmos e castigarmos pelo que deveríamos ou não deveríamos estar sentindo e fazendo. Nada disso! Sinta simplesmente o que está sentindo, relaxe e deixe passar. Não devemos julgar nossos sentimentos nem rotulá-los como bons ou ruins, certos ou errados
Você sabe, não é totalmente nossa culpa. A maioria não consegue lembrar do nascimento. Além disso, desde o dia em que nascemos, existem muito poucas experiências nas quais fomos amados total e incondicionalmente, sem ter que dar nada em troca. É assim que Deus nos ama, do instante em que nascemos até nossa morte. Nesse meio-tempo, a maioria das pessoas que entram e saem de nossas vidas colocam
minúsculas etiquetas de preço no seu amor.A verdade é que o amor é apoio e doação, não agressão e exigência


Conclusão?! Vou continuar nesse meio tempo até que... eu consiga colocar tudo em ordem, ou que a pessoa fique pronta... então... sem hora pra acabar! Boa notícia, né!?
Estou somente dando uma revisada no livro, galera, só pra ver se eu aprendi direitinho... afff!


Semana que vem escrevo mais sobre isso, pra não ficar chato! beijos, bom domingo. Pra quem for passar com seu pai... beijos pros papais! Não falarei mais sobre o dia dos pais afim de poupar meu coração!
beijos!

2 comentários:

Nanda Assis disse...

linda mensagem.

bjosss...

´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´
´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´
´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶$´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶´´
´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶´
´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´o¶¶¶´
´´´¶¶¶¶¶¶¢´´´´´´´´´´´´´´´´$¶¶´
´´´¶¶¶¶¶ø´ø¶$¶¶¶ø´´´´´´´´´1¶¶1
´´o¶¶¶¶¶´1o¶¶¶¶¶´´´1¶¶ø¢o$´¶¶¶
´´¶¶¶¶¶´´´´´7o71´´´¶¶øø$1´¶¶¶ø
´$¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´¶´¢¶¶¶o¶¶¶ø
7¶¶¶¶¶1´´´´´´´´´´´´$´´´´´7¶¶¶ø
ø¶¶¶¶¶7´´´´´´´´´1´´¶´´´´´¶¶¶¶ø
¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¢¶¶¶¶7´´´´¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´´¶¶¶¶¶ø¶¶ø´o¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶´´7117¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶o¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´¶¶¶¶¶oo7$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶

Lúcia Soares disse...

Paula, sem ter chegado a esse texto antes, era mais ou menos isso que ia lhe falar no primeiro comentário que fiz.
Vá com calma, amiguinha.
Você é nova, não precisa ter pressa pra encontrar alguém. Viva sua vida e curta sua filha. Na hora certa aparece a pessoa certa.
Deixa seu coração se acalmar.
(Desculpa, tenho essa característica, mesmo quando era novinha, de achar solução pra tudo, de aconselhar, e sempre me dei bem, sempre intui bem. Não fica achando que sou "abelhuda", viu? rsrsr)
Quando falei: o dia é hoje, a hora é agora, estava me referindo a sair, passear, se divertir. Esqueça homens da "night". Dificilmente (nunca impossível) eles estão ali à procura de alguém. Estão ali à procura de diversão. Esta é a triste realidade.)
Bj